O valor do lance para ser contemplado em um consórcio

 

Um lance pode antecipar a contemplação da carta de crédito em um consórcio


Por muito tempo, as pessoas tinham a ideia de que o consórcio era uma alternativa para quem não tinha muita pressa em adquirir um bem ou serviço. No entanto, a possibilidade de dar um lance e, com isso, antecipar a contemplação mudou bastante esse cenário.

Para conseguir isso, é importante que o lance seja a melhor proposta naquele mês, seguindo os critérios definidos pela administradora e que estão estipulados no contrato. Por isso, se o consorciado deseja uma forma de adiantar a contemplação de sua cota, é importante prestar atenção a essas condições antes mesmo de entrar em um grupo.

Quando a oferta do lance é aceita, o participante recebe o valor total referente ao consórcio. As parcelas do consórcio devem continuar sendo pagas, se elas não tiverem sido adiantadas como parte do lance. O participante também deverá apresentar os documentos e comprovantes exigidos para a liberação do crédito.

Existe um valor estipulado de lance para ser contemplado?

É impossível prever o valor exato que poderá garantir a contemplação da cota de consórcio. No entanto, pensar em alguns quesitos pode ajudar a encontrar um valor ou até mesmo o melhor momento para dar um lance e conseguir ser contemplado.

O primeiro passo é entender o comportamento de seu grupo. Em consórcios de imóveis ou veículos pesados, por exemplo, é comum que os lances sejam bem maiores do que os lances em consórcios de carros, por exemplo. Por isso, é necessário entender quais são as especificidades do grupo em que você está.

Além disso, os primeiros meses de existência do consórcio costumam ter os lances mais altos. Afinal, as pessoas que já entram em um grupo pensando em dar um lance normalmente já têm uma quantia reservada para isso e aproveitam os primeiros meses para tentar essa aquisição. Com o passar do tempo, é comum que os lances vencedores sejam cada vez menores.

Por isso, esperar um pouco para dar um lance diminui a concorrência e aumenta o tempo para você juntar mais dinheiro e oferecer um lance um pouco maior.

Como dar um lance

Vários recursos podem ser utilizados para dar um lance no consórcio. Um dos mais conhecidos é a utilização de uma parte do próprio crédito, o que implica também na liberação de uma carta de crédito menor do que o valor originalmente contratado para a aquisição do bem.

Também é possível usar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), se for um consórcio de casa ou apartamento. Portanto, verifique bem quais são as possibilidades de usar o seu FGTS e aproveite para usá-lo, principalmente para complementar o valor de seu lance.

Saiba tudo sobre o mundo dos consórcios aqui na Govesa e aproveite para fazer uma simulação! Solicite um orçamento e descubra as melhores soluções de consórcio para conquistar seus objetivos.