Vale a pena comprar carro usado com um consórcio?

 
Vale-a-pena-comprar-carro-usado-com-um-consórcio.png

Preços de veículos seminovos ou usados pode ser bem menor, mas é necessário avaliar procedência

Comprar o primeiro veículo ou trocar de carro está entre os objetivos de vários brasileiros. Não é à toa que o consórcio de veículos leves apresenta números cada vez maiores, batendo recordes históricos a cada trimestre.

No momento de adquirir o carro, no entanto, pode ficar a dúvida: vale a pena a economia de comprar um carro usado ou é melhor investir mais em carros novos?

A primeira coisa que vale a pena ser dita é a respeito da possibilidade de usar sua carta de crédito para a compra de qualquer uma dessas opções.

Após ser contemplado, o consorciado poderá adquirir um carro seminovo ou usado com a sua carta de crédito. No entanto, o veículo não pode ter mais do que 5 anos de fabricação e o valor deve ser igual ou superior ao saldo da cota.

Carro seminovo: vantagens e desvantagens

Uma das principais vantagens de adquirir um carro seminovo é em relação ao preço. Um carro zero básico pode ter um custo bastante superior do que um veículo completo que já teve pelo menos um dono. Isso porque o carro já começa a sofrer uma grande desvalorização no mercado a partir do momento que sai da fábrica.

O valor do seguro de um carro seminovo ou usado também é um grande diferencial, pois costuma ser consideravelmente menor do que de um modelo novo. Uma vez que o seguro deverá ser renovado todos os anos, essa diferença poderá ser bastante relevante ao longo do tempo.

Outras questões mais burocráticas, como a documentação e o imposto, também são mais econômicas quando falamos de um carro seminovo. Como essas taxas são cobradas a partir do valor do veículo, elas também são mais altas para os modelos novos.

Quanto às desvantagens, no entanto, é importante prestar bastante atenção às características do veículo. Isso porque um veículo novo terá garantia e tem menos chances de apresentar problemas de funcionamento, uma vez que os seus componentes são novos e costumam apresentar uma eficiência maior.

Já em relação ao veículo seminovo, é importante se certificar de que ele está em boas condições, preferencialmente com peças originais. Caso contrário, poderá incidir um alto custo de manutenção. Mesmo que você já esteja ciente de possíveis defeitos ou danos que o carro tenha, vale a pena negociar com o atual dono um desconto no valor do veículo ou a entrega do mesmo com os problemas já solucionados.

Quer entrar em um consórcio de carros? Saiba mais aqui na Govesa e fale com os nossos especialistas para fazer um orçamento com as melhores soluções para a sua necessidade.