Como funciona um grupo de consórcio: tudo o que você precisa saber

 
Como-funciona-um-grupo-de-consórcio-tudo-o-que-você-precisa-saber.png

Essenciais para o funcionamento do consórcio, os grupos são formados por pessoas com objetivos em comum

Cada vez mais popular no Brasil, uma das principais diferenças do consórcio para outras modalidades de pagamento é a contribuição de todos os integrantes do grupo para que os consorciados conquistem seus objetivos. Afinal, ao fechar um contrato e entrar em um consórcio, é o pagamento das mensalidades que financiará a compra do item desejado.

Basicamente, é como um autofinanciamento - o que evita a incidência dos juros bancários. Basta escolher o valor do bem que deseja adquirir e a quantidade de parcelas em que o valor total será pago, de acordo com o regulamento da administradora do consórcio. A cada mês, ao menos um dos participantes é contemplado com a carta de crédito, podendo adquirir um imóvel, carro, caminhão ou outro item.

Mas você entende como o grupo funciona?

Grupo de consórcio: o que é

O grupo do consórcio é formado com o auxílio da administradora com integrantes que tenham interesses parecidos - a compra de uma casa, um carro, um outro item ou serviço. Ou seja, ao entrar em um consórcio de imóveis, todos os participantes do grupo também estão no grupo para conseguir comprar um imóvel com a carta de crédito.

Em um único grupo pode haver centenas de consorciados, criando os fundos para a compra dos itens desejados. É a administradora do consórcio, como a Govesa, que fica responsável por garantir o pleno funcionamento da modalidade, além de tomar as decisões importantes que defendem os interesses dos integrantes, assim como a saúde financeira do grupo. Quando há alguma pendência administrativa, por exemplo, pode ser realizada uma assembleia extraordinária.

Para que a saúde financeira do grupo não seja prejudicada, a administradora do consórcio controla os pagamentos das parcelas, para que as mensalidades formem o fundo comum de maneira regular e conforme o planejado. Quando um consorciado deixa de contribuir, ele não pode ser contemplado e, caso já tenha recebido a carta de crédito ou adquirido o bem, o dinheiro deverá ser devolvido.

Dicas para ser contemplado antes no grupo

É impossível prever o momento exato em que um participante será contemplado, principalmente no início do grupo, quando há muitas pessoas interessadas em receber a carta de crédito. No entanto, para quem tem pressa na contemplação, uma das principais dicas é oferecer um lance durante as assembleias.

O lance pode ser ofertado por qualquer participante do grupo que não esteja inadimplente. Ele funciona como em um leilão e, a cada assembleia, o maior lance é o vencedor e recebe a carta de crédito, podendo adquirir o bem desejado com antecipação.

Outra forma de ser contemplado é contar com a sorte. Afinal, todos os meses pelo menos um dos participantes é sorteado e recebe a carta de crédito. Deste modo, até o final da existência do grupo, todos os consorciados serão contemplados e poderão conquistar o seu objetivo.

Quer saber mais sobre consórcios? Fale com nossos especialistas e descubra as soluções que a Govesa tem para você.