Apartamento ou casa: qual é a melhor escolha?

 
Apartamento-ou-casa-qual-é-a-melhor-escolha.png

Descubra as vantagens de cada um e saiba qual é a
melhor opção para você

Ter um imóvel próprio é o sonho de muitas pessoas. Seja para morar ou para investir, o imóvel é uma maneira de ampliar seu patrimônio e conquistar mais autonomia e segurança.

Por isso, escolher um lugar para viver ou investir pode ser tão prazeroso quanto desafiador. Afinal, cada propriedade possui características únicas, que podem atender a diferentes demandas e necessidades. Levantar quais são as vantagens e desvantagens costuma ser um primeiro passo para tomar essa decisão.

A dúvida entre comprar um apartamento ou comprar uma casa está entre as principais questões de quem procura um novo lugar para viver, seja em um consórcio de imóvel ou outras formas de aquisição. Veja abaixo algumas das características de cada um desses tipos de moradia e descubra a mais adequada para você.

Vantagens de comprar uma casa

A casa oferece mais autonomia para o seu morador, principalmente nos casos em que ela não está em um condomínio fechado – já que nesses tipos de moradia existem regras muito parecidas com as de um prédio residencial. Ainda que essas normas e regras sejam para promover uma melhor convivência, nem todo mundo consegue se adaptar a elas. O não cumprimento pode acarretar em multas e outras penalizações.

A privacidade também costuma ser um dos pontos mais buscados por quem adquire uma casa. Afinal de contas, não é necessário dividir as áreas em comum com outros condôminos – algo ainda mais valorizado por quem gosta de ter animais de estimação de maior porte.

A casa também costuma oferecer maior tranquilidade, pois geralmente não tem paredes divididas com outras construções, evitando a propagação de barulho desses outros lugares.

Por outro lado, ao optar por uma casa é necessário ter um planejamento para cuidar da manutenção e da segurança por conta própria.

Vantagens de comprar um apartamento

Para quem busca mais praticidade, o apartamento pode ser a melhor escolha. Isso porque as áreas comuns podem ser aproveitadas por todos, mas ficam sob a responsabilidade da administração do prédio de fazer manutenção e a limpeza. Com isso, é possível morar em um local com piscina, academia e outras opções de lazer.

Jovens profissionais ou estudantes costumam se beneficiar ainda mais da estrutura desses prédios residenciais, pois ao ficarem pouco tempo em casa, eles possuem maior segurança do ambiente enquanto estão fora.

Os apartamentos também são uma opção mais econômica para quem não abre mão de morar em regiões centrais, mas ainda não pode investir em moradias maiores.

Já entre as desvantagens, está a grande circulação de pessoas desconhecidas entre as áreas comuns e uma privacidade mais baixa. Além disso, morar em apartamentos geralmente implica em pagar a taxa de condomínio, que é utilizada para pagar a equipe que realiza a manutenção no prédio.

Descobriu qual é a melhor opção para adquirir um imóvel? Agora entre em contato com nossos especialistas e solicite um orçamento de consórcio para realizar o seu sonho!