O que você precisa saber sobre as assembleias de um consórcio

 
O-que-você-precisa-saber-sobre-as-assembleias-de-um-consórcio.png

A assembleia do consórcio é a sua oportunidade de adquirir a carta de crédito

O consórcio tem se popularizado como uma das opções mais buscadas por brasileiros para realizar seus sonhos. A modalidade de compra de bens de alto valor cresceu ainda mais nos últimos meses, principalmente por ser uma alternativa segura e prática de poupar e conseguir os melhores preços na hora de negociar o bem desejado.

Para participar de um consórcio, é necessário pagar um valor mensal estipulado em contrato e participar das assembleias, em que são revelados os nomes dos contemplados e os lances vencedores.

Entre os principais benefícios do consórcio está a ausência de entrada ou de juros. Assim, mesmo que o consorciado não possa comprar o bem de imediato, a modalidade de compra oferece condições melhores.

Assembleia do consórcio: entenda a importância deste momento

Para garantir as melhores condições de compra e a saúde financeira dos grupos de consorciados, essa modalidade possui regras rígidas que protegem todos os integrantes. Algumas dessas regras dizem respeito à participação nas assembleias.

Os consorciados inadimplentes, que estão com as parcelas em atraso, por exemplo, não têm permissão para participar das assembleias. Isso evita que pessoas que não estejam cumprindo com o acordo recebam a carta de crédito, ainda que sejam contemplados pelo sorteio.

Considerada como o momento mais importante para os consorciados, é na assembleia que os participantes acompanham os sorteios das costas e podem ainda oferecer uma proposta de lance, a fim de antecipar a contemplação.

Como acontecem os sorteios

A partir de uma numeração da Loteria Federal, 10 consorciados elegíveis são sorteados para concorrer à chance de contemplação. Dentre esses, apenas um pode ser contemplado por meio da assembleia.

Antes de prosseguir com a contemplação do bem, a administradora seleciona essa quantidade de consorciados para fazer uma análise de crédito. Dessa forma fica mais ágil encontrar o próximo sorteado se o primeiro não cumpriu com todos os requisitos para receber a carta de crédito.

O sorteio tradicional de consórcio é feito com as 10 bolinhas com os números já sorteados. Essa numeração é extraída dos números finais da cota adquirida pelo participante.

Entre todas as bolinhas disponíveis, o 10º sorteado será o contemplado. Desta forma a administradora consegue seguir com o processo de análise de crédito, confirmando se os rendimentos mensais do participante estão de acordo - ou seja, as parcelas não podem ultrapassar 30% dos rendimentos que o consorciado tem à sua disposição mensalmente, incluindo o dinheiro de outros membros da família.

Na análise de crédito também é realizada uma consulta aos órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa e o SPC. Essa consulta tem o objetivo de verificar o status de bom pagador do participante.

Se o 10º sorteado não cumpre esses requisitos, a análise é feita com o 9º sorteado e assim por diante.

Quer entrar em um consórcio? Entre em contato com nossos especialistas e solicite um orçamento.