Reajuste no consórcio: entenda como ele funciona

 
Reajuste-no-consórcio-entenda-como-ele-funciona.png

O reajuste permite que sua carta de crédito mantenha o potencial de compra durante toda a existência do consórcio

O consórcio é a modalidade de compra indicada para quem ainda não tem todo o valor para a aquisição de um bem de alto valor. Sem juros e sem a necessidade de dar uma entrada, o consórcio tem se tornado uma das opções preferidas entre os brasileiros, quebrando recordes históricos nos últimos meses.

Entre as características dos consórcios está o reajuste anual, que acontece para que a carta de crédito continue tendo um potencial de compra. Ou seja, assim como o item desejado (seja um imóvel, carro ou caminhão) sofre reajustes constantes no preço, o reajuste anual do consórcio permite que o valor se atualize para que o consorciado não perca seu poder de compra.

Ainda que os reajustes possam assustar, ao entender como eles funcionam e o momento em que eles acontecem, é muito mais simples se planejar. 

Veja abaixo como acontecem os reajustes em um consórcio.

Reajuste de consórcio: saiba mais

O reajuste não acontece de forma aleatória, é necessário seguir um padrão para que o consorciado possa manter seu poder de compra sem prejudicar o seu orçamento. Por isso, na Govesa o consórcio sofre um reajuste de acordo com índices relacionados ao tipo de bem que será adquirido.

Para bens móveis – leves e pesados, o valor das parcelas é corrigido pelo IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. Este índice mede a inflação de vários produtos e serviços comercializados no varejo, estando relacionado ao consumo pessoal das famílias.

Já nos casos dos bens imóveis, seja um consórcio de casa ou apartamento, o reajuste das parcelas é feito baseado no INCC – Índice Nacional de Custos da Construção ou pelo CUB/GO – Custo Unitário Básico. O Índice Nacional de Custos da Construção leva em consideração o preço de diversos equipamentos, materiais, serviços e mão de obra em capitais brasileiras, a fim de fazer uma média aritmética ponderada.

Já o Custo Unitário Básico é um indicador monetário para calcular o custo básico da construção civil, com o objetivo de disciplinar o mercado como um parâmetro para determinar os custos do setor.

Quando acontece o reajuste no consórcio

O reajuste nas parcelas do consórcio acontecem anualmente, sempre no aniversário do grupo, no caso da Govesa. Ou seja, a alteração no valor acontece no mês em que o grupo do consórcio completa mais um ano de existência, ajudando os consorciados a conseguirem se planejar.

Afinal, o planejamento financeiro é uma das questões mais importantes para conseguir cumprir com os pagamentos de um consórcio e conseguir realizar o sonho de adquirir um imóvel, carro ou veículo pesado.

Tire suas dúvidas sobre o consórcio e solicite um orçamento com os especialistas da Govesa!