Consórcio tem melhor 1º semestre da história; tendência é de crescimento

 
Consórcio-tem-melhor-1º-semestre-da-história.png

O consórcio vem alcançando números cada vez mais altos, quebrando os próprios recordes históricos no último ano

O consórcio no Brasil continua tendo motivos para celebrar. No 1º semestre de 2021, o número de cotas de consórcios vendidas bateu novamente recordes, mostrando que a modalidade tem se consolidado entre os brasileiros, que depositam maior confiança nessa forma de aquisição.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o Sistema de Consórcios contabilizou um número superior a 1,65 milhão de cotas vendidas no 1º semestre do ano. Isso indica uma alta de 31%, chegando ao maior volume histórico no acumulado entre janeiro e junho.

Recorde também no consórcio de veículos leves

Para o período do primeiro semestre, também houve um grande aumento no total de créditos disponibilizados no consórcio de veículos leves. Para o setor, o total de créditos chegou a R$ 14,35 bilhões nos seis primeiros meses de 2021, representando um aumento de 14,9% em relação a 2020, que teve um crédito de R$ 12,49 bilhões para o mesmo período.

Os recursos foram colocados à disposição dos 291,82 mil participantes contemplados entre esses meses. O número de contemplações, entretanto, mostrou uma estabilidade em relação ao primeiro semestre de 2020, quando 289,41 mil consorciados foram contemplados.

Com mais de 291 mil contemplações para o período, o Sistema de Consórcio quebrou outro recorde histórico – o de potencial participação nas vendas do mercado interno, chegando a 32,3%. Segundo dados da Fenabrave, foram cerca de 902,56 mil unidades vendidas no Brasil, colocando o consórcio como o potencial responsável por um veículo vendido a cada três em todo o país.

Como o consorciado tem a liberdade para escolher o melhor momento de utilizar seus créditos, o indicador coloca o consórcio como o potencial responsável porque nem todos os contemplados efetivamente já fizeram a aquisição de veículos.

Alta confiança em consórcio de veículos

Segundo os dados divulgados pela ABAC, o consórcio de veículos é o mais popular entre as modalidades de consórcios. Dos 8,04 milhões de participantes ativos em junho, oito em cada vez estão entre os consórcios de carros, veículos pesados ou motocicletas.

Em relação aos veículos leves, eles representam quase metade das cotas de consórcios – chegando a 48,4%. Apenas em junho, o segmento era responsável por 3,89 milhões dos consorciados ativos, fechando com uma alta de 4,3% em relação aos dados do ano passado, que já havia alcançado a impressionante marca de 3,73 milhões.

Saiba mais sobre consórcios e solicite um orçamento com nossos especialistas da Govesa!