Cotas de consórcios vendidas no 1º trimestre do ano bate novo recorde

 
Cotas de consórcios vendidas no 1º trimestre do ano bate novo recorde.jpg

Quase 800 mil cotas foram vendidas apenas no 1º trimestre de 2021, estabelecendo novo recorde histórico para o setor


Seguindo a tendência do ano passado, o setor de consórcios continua bastante aquecido no Brasil. O Sistema de Consórcios alcançou o melhor resultado histórico para o primeiro trimestre de 2021, chegando a quase 800 mil cotas de consórcio.

Segundo a ABAC, entre os três primeiros meses de 2021, mais de 791 mil cotas de consórcios foram vendidas, entre os seis segmentos que compõem o setor: veículos leves, veículos pesados, imóveis, motocicletas, serviços e eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis. Com exceção do setor de serviços e eletroeletrônicos, todos tiveram um aumento em relação ao mesmo período do ano anterior.

Os números mostram que o crescimento chegou a ser de 10,3% em relação aos três primeiros meses de 2020. No ano passado foram vendidas 717,2 mil cotas, correspondendo ao período pré-quarentena.

Em relação à média mensal, 2021 fechou o primeiro trimestre com uma média de 263,81 mil cotas vendidas. Essa média também é superior do que foi registrado em 2020, que ficou em torno de 251,69 mil vendas mensais.

Separando por setores, as mais de 791,43 mil adesões foram formadas por:

  • 352,57 mil novas cotas de veículos leves;

  • 264,75 mil de motocicletas;

  • 112,67 mil de imóveis;

  • 27,93 mil de veículos pesados;

  • 19,70 mil de serviços;

  • 13,82 mil de eletroeletrônicos.

Setor de consórcios se consolidou em meio a pandemia

Especialistas avaliam que o setor de consórcios conseguiu se consolidar ainda mais durante a pandemia. Ainda que tenha vivenciado restrições recomendadas pelas autoridades sanitárias, as estratégias de atuação conseguiram se adequar para o período. Desta forma os clientes interessados em adquirir um bem ou serviço conseguiram ter acesso às melhores condições do consórcio com segurança e comodidade.

Muitas vezes, os contatos tiveram de ser online e os vendedores e clientes precisaram se adaptar a esta realidade. Os dados demonstram que o setor conseguiu não apenas se adaptar, como continuar crescendo e se consolidando no mercado brasileiro, mesmo em período de crises.

Crises podem ampliar o interesse em consórcios

O sonho de ter um imóvel próprio ou trocar de carro nunca deixa de existir, independentemente da situação financeira do país e das pessoas. O consórcio torna possível realizar esses objetivos, mesmo quando o mercado não se mostra tão positivo.

A possibilidade de seguir com um planejamento financeiro e investir em uma aquisição, mesmo sem ter a quantia necessária para uma entrada, por exemplo, torna o consórcio uma alternativa para a compra de bens e serviços de alto valor em qualquer momento.

Para saber mais sobre consórcios, continue acompanhando o blog da Govesa e entre em contato com nossos especialistas para solicitar um orçamento de consórcio!