Como comparar as taxas de um consórcio

 

Descubra como avaliar qual é a melhor administradora de consórcio a partir das taxas

Dados do setor apontam que o consórcio tem se tornado uma das mais populares formas de adquirir bens de alto valor. Em tempos de crise, como acontece atualmente, a segurança e economia dos consórcios permitem que os brasileiros conquistem seus objetivos sem se expor a riscos.

Uma das principais vantagens dos consórcios é a ausência de entrada e de juros, ou seja, mesmo quando você não possui uma quantia guardada, já se torna possível ficar mais próximo do seu objetivo. No entanto, ao escolher a melhor administradora para entrar em um consórcio é importante prestar atenção às taxas de consórcio.

Ainda que elas normalmente estejam dentro de uma mesma faixa de preço, algumas vezes elas podem representar uma diferença significativa, principalmente quando você leva em consideração o valor final - a soma de todas as parcelas pagas.

Quais são as taxas de consórcio

O valor pago mensalmente ao entrar em um consórcio normalmente possui a taxa administrativa e os seguros, além da quantia que irá formar o montante para a aquisição do bem.

Normalmente os seguros são opcionais, de acordo com o que está previsto no contrato. Já a taxa administrativa é o valor que deve ser pago para que a empresa possa arcar com os custos da gestão do grupo, mantendo o consórcio em ordem e garantindo mais segurança para todos os consorciados.

De acordo com a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (ABAC), a taxa administrativa é a remuneração pelos serviços prestados da empresa responsável por administrar o consórcio.

Como saber qual é a taxa administrativa

A taxa administrativa fica explícita no contrato, mas também pode ser encontrada por um cálculo simples. Ao dividir a taxa total pelo prazo do grupo é possível saber qual é o valor pago de taxa de administração em cada prestação.

Quanto mais longo o plano, menores as taxas mensais que deverão ser pagas. Por isso, vale a pena estudar muito bem as condições oferecidas para encontrar a opção mais econômica de acordo com a sua necessidade.

Um dos pontos positivos da taxa administrativa em relação aos juros (presentes em empréstimos e financiamentos, por exemplo) é que ela permite ao consorciado ter uma visão mais clara do valor total que ele irá pagar no momento em que já contrata o plano.

Entenda mais sobre consórcios em nossas outras publicações e entre em contato com nossos especialistas para solicitar um orçamento e encontrar a melhor solução para o seu caso!