Consórcio de veículos cresce quase 14% em 2020

 
Consórcio de veículos cresce quase 14% em 2020.jpg

Dados da ABAC mostram que os brasileiros estão escolhendo cada vez mais o consórcio de veículos no momento de trocar de carro

A pandemia mudou os hábitos de consumo de todos os brasileiros. Apesar da importância que os carros adquiriram, por serem meios privativos e seguros em relação ao transporte público, a instabilidade na economia fez com que o mercado automotivo registrasse perdas acima de 26% nas vendas ao longo de 2020.

No entanto, o ano passado marcou um aumento no interesse dos brasileiros para adquirir veículos com a ajuda de um consórcio. O volume de créditos comercializados teve um aumento de 13,9% na comparação com o ano anterior, animando o setor.

Os créditos comercializados são um indicador que leva em conta a soma de todos os valores de contratos de consórcio que foram firmados no período. Enquanto em 2019 esse valor foi de R$ 84,91 bilhões, em 2020 houve um salto para cerca de R$ 96,72 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).

Sucesso do consórcio de veículos

Ao longo dos 12 meses de 2020, mais de 2,47 milhões de contratos novos para a compra de veículos automotores em geral foram firmados. Nessa categoria estão os consórcios para comprar motocicletas, veículos leves e veículos pesados. No total, isso indica um crescimento de 2,1% em comparação com as 2,42 milhões de adesões que foram contabilizadas ao longo de 2019.

Os veículos pesados tiveram o maior crescimento no interesse dos consorciados. As adesões subiram 14,7%, chegando a 108,77 mil novas aquisições em 2020, frente a 94,83 mil em 2019.

Já o consórcio de carros, dentro da categoria de veículos leves, teve um crescimento de 3,1%, indo de 1,27 milhão para mais de 1,3 milhão em 2020. O consórcio de carros segue como uma das modalidades mais populares de consórcio, seja para quem deseja trocar o seu veículo ou para quem deseja adquirir o seu primeiro carro.

Vantagens do consórcio durante a pandemia

O consórcio é uma das opções mais vantajosas para quem deseja fazer planos a médio e longo prazo. Ele permite que o consorciado tenha um planejamento financeiro mais seguro, algo muito importante durante o período de instabilidade que o mercado brasileiro vivencia nos últimos meses.

Além disso, não é necessário que os participantes de consórcios tenham uma quantia exata de dinheiro para começar a entrar. Afinal, sem entradas ou juros, os participantes só deverão contribuir mensalmente com o valor acordado para a aquisição do bem, podendo contar com a sorte dos sorteios para ser contemplado antecipadamente.

Para quem desejar antecipar a aquisição da carta de crédito, é possível dar um lance – como acontece com leilões. O maior lance recebe a carta de crédito. acabando com o mito de que o consórcio só é uma opção para quem não tem pressa em adquirir um veículo.

Quer saber mais sobre consórcios? Veja outras publicações no blog da Govesa e entre em contato para solicitar um orçamento!