Perda de renda: dicas para lidar com essa situação

 
Perda de renda - dicas para lidar com essa situação.jpg

Pandemia continua diminuindo renda dos brasileiros; especialistas ressaltam a importância de reinventar os hábitos de consumo

A pandemia mexeu com os planos de muitas pessoas, que tiveram de adiar sonhos ou mudar suas prioridades. Em muitos casos a perda de renda fez com que muitas famílias tivessem de mudar completamente seus hábitos de consumo e procurar por outras formas de ganhar a vida.

Seja para seguir em uma nova atividade comercial ou para segurar os gastos temporariamente, o planejamento financeiro teve de ser reprogramado ou até mesmo totalmente reinventado.

Veja algumas dicas de especialistas financeiros para quem perdeu parte de sua renda ou até mesmo a sua principal forma de conseguir dinheiro.

Analise o impacto

Mais do que o susto de perder sua segurança financeira durante esse período, é importante avaliar qual é o real impacto que isso pode trazer. Será uma perda momentânea ou definitiva? Há maneiras de reverter a situação?

Uma das maneiras de diminuir suas preocupações no momento é buscando em fontes oficiais possíveis benefícios assistenciais a que você tem direito ou até mesmo ajudas específicas para o período da pandemia.

Levante todas as dívidas

Faça um levantamento com todas as dívidas que você tem que pagar. A partir disso, fique atento aos prazos de pagamento e as taxas de juro em caso de atraso. Com esses dados, avalie quais são as possibilidades e veja em quais situações será possível renegociar, tanto o prazo para pagamento quanto as taxas de juros.

Verifique as consequências de não pagamento

Você sabe o que acontece quando você não paga alguma conta dentro do prazo? Infelizmente, quando a situação financeira fica um pouco apertada, pode ser necessário atrasar uma conta ou outra. Busque priorizar aquelas que não irão prejudicar seus planos para conseguir uma renda e, principalmente, sua sobrevivência nesse período.

Avalie todos os gastos

Se você ainda não sabe quais são os seus hábitos de consumo e onde está investindo (ou gastando) o seu dinheiro, chegou o momento de ter uma visão mais clara deste assunto. Afinal, chegou o momento de entender quais são os gastos supérfluos e, se possível, adequar a quantidade de dinheiro que você gasta com a quantidade que você recebe.

Nesse momento também é bom ser prudente. Principalmente em períodos de crise, é importante avaliar uma maneira de manter uma reserva financeira para eventuais imprevistos.

Busque novas rendas

Por fim, busque outras fontes de renda. Seja um outro trabalho ou uma reinvenção em suas atividades. Com a ajuda do consórcio, por exemplo, muitas pessoas conseguem mudar de área e conquistar mais segurança financeira, seja adquirindo um imóvel, um carro ou caminhão, ampliando sua autonomia e possibilidade de atuação.

Saiba mais sobre consórcio com a Govesa e solicite já um orçamento com as melhores soluções para as suas necessidades!