Parcelas do consórcio são pagas em dia mais de 90% das vezes

 
Thumbnail posts15.jpg

A pontualidade no pagamento das parcelas do consórcio mostram que a modalidade de compra normalmente se adéqua ao orçamento dos brasileiros

Uma pesquisa realizada pela Serasa Experian revelou que mais de 91% das parcelas do consórcio foram pagas dentro do prazo. O levantamento foi feito com dados de 1,6 milhão de pessoas do Cadastro Positivo e mostra que este é o maior percentual entre as modalidades de financiamento que foram pesquisadas, perdendo apenas para o empréstimo consignado, que é descontado do pagamento ou diretamente da conta.

O estudo também revelou que a pontualidade no pagamento é maior entre as pessoas de 60 anos, chegando a superar 93%. No público até 35 anos, no entanto, a pontualidade ficou em 89,7%.

Por que as parcelas do consórcio são pagas em dia

Vale a pena ressaltar que o sucesso do consórcio se baseia também nas parcelas mais suaves, que se encaixam no orçamento dos consorciados. Por ser uma modalidade que ajuda no planejamento financeiro, os participantes têm mais chances de manter a saúde financeira, podendo pagar suas contas em dia.

Além disso, a contemplação só pode acontecer se as parcelas estiverem em dia. Com isso, os participantes também sentem a necessidade de serem pontuais ao pagar suas prestações, algo que também interfere na saúde financeira de todo o grupo. Uma vez que todos os consorciados pagam a parcela em dia, o grupo pode continuar existindo e financiando os objetivos de cada um.

O consorciado inadimplente não pode participar dos sorteios ou ofertar lances, com o objetivo de antecipar a aquisição da carta de crédito. Com isso, ele perde a chance de realizar o seu objetivo, ou seja, não poderá ser contemplado para adquirir um imóvel, carro, veículo pesado ou outro item, de acordo com a modalidade escolhida.

Porém, até mesmo entre os participantes que já foram contemplados com a carta de crédito, é comum perceber uma altíssima pontualidade no pagamento das parcelas. Afinal, os demais participantes do grupo também dependem da contribuição de todos para que o objetivo de receber o crédito seja cumprido. Além disso, o não pagamento das parcelas pode implicar na perda do bem adquirido, uma forma de trazer mais segurança para os demais consorciados.

Pesquisa Serasa Experian

O estudo feito pela empresa considerou as informações que estão no Cadastro Positivo da Serasa Experian, um levantamento inédito baseado no mês de novembro de 2020, com uma amostra de 1,6 milhão de pessoas que escolheram o consórcio em todo o país. Além da pontualidade do pagamento, essa pesquisa tentou identificar qual é o comportamento dos brasileiros em relação aos consórcios, incluindo a representatividade, o comprometimento da renda, as visões por faixa de renda, a idade dos participantes e a adesão por estados e regiões do Brasil.

Vale destacar que 11,8% dos rendimentos dos consorciados estão destinados ao pagamento das parcelas do consórcio. Esse é o menor número em comparação com as modalidades de financiamento, empréstimo pessoal, consignado ou automóveis.

Consumidores com renda maior de R$ 10 mil apresentam a maior taxa de penetração nos consórcios (6,8%), mas aqueles com menores rendimentos são os que possuem a melhor taxa de pontualidade.

Saiba mais sobre consórcios e solicite um orçamento com as melhores soluções para as suas necessidades aqui na Govesa!