(62) 3238-5000  |  Seg. a Sex. das 8h às 18h  |  Ligamos para você |  Canal do Representante  Portal Único do Cliente |  Portal Adm

O que é consórcio?

Home > O que é consórcio?

Consórcio

O consórcio é uma modalidade de aquisição de bens e serviços a partir de uma poupança formada em grupo. Trata-se, portanto, de um sistema de compra planejada, reunindo pessoas com um objetivo em comum.

Por não ter as taxas de juros, que são comuns ao financiamento, você acaba pagando parcelas mensais menores! É uma reserva completamente segura e também é a forma mais econômica para você tirar seus planos do papel.

Não há restrições para quem deseja participar do consórcio, a pessoa deve apenas cumprir a idade mínima legal de 18 anos.

Origem do consórcio

O consórcio nasceu inspirado na técnica japonesa de Tanomoshi. Nessa forma de poupar, grupos eram formados e todos os participantes deveriam fazer pagamentos mensais. O primeiro a ser contemplado era o Oya (dono do grupo), que era responsável pela arrecadação e por abrir os envelopes todos os meses. Depois do primeiro mês, era contemplada a pessoa que desse o maior lance.
Dessa tradição de confiança, mantém-se nos consórcios atuais a não cobrança de juros e os pagamentos mensais, que formam a poupança que irá custear os itens que cada participante deseja adquirir.
Essa prática se popularizou no Brasil estimulada pela indústria automobilística na década de 60. Foi uma maneira bem sucedida para ampliar a possibilidade de compra de bens para quem não tinha crédito. Com o tempo, a funcionalidade do consórcio foi ampliando e bens de consumo duráveis mais caros passaram a fazer parte do catálogo das administradoras.
Para garantir que o consórcio seja uma medida segura para todos os seus participantes, o Banco Central do Brasil passou a ser a entidade responsável por regulamentar as administradoras e as regras dos consórcios.

 

Como o consórcio funciona

Os consórcios são organizados por administradoras. A Govesa é uma empresa responsável por viabilizar o funcionamento dos grupos de consórcio, garantindo que tudo corra conforme as regras formuladas pelo Banco Central do Brasil.O valor do bem que você deseja adquirir é dividido em um grande número de parcelas mensais, de modo que a soma desses valores pagos pelos consorciados todos os meses permite que uma ou mais pessoas sejam sorteadas e assim adquiram a carta de crédito.
Os sorteios ocorrem também mensalmente, de acordo com as orientações da administradora, e todos os membros do grupo participam com chances iguais de contemplação.
Veja aqui a Lei do Consórcio.

Lances para antecipar a contemplação

É possível antecipar a aquisição do seu bem oferecendo lances. Eles funcionam da mesma forma que um leilão, sendo que a cada mês os participantes têm a chance de oferecerem um lance de acordo com o valor estipulado em contrato. Quem estiver com os pagamentos em dia e oferecer o maior lance daquele mês sairá com a sua carta de crédito.

Benefícios do consórcio

  • Sem juros
  • Sem entrada
  • Parcelas que cabem no seu bolso
  • Reserva segura
  • Simples de participar

 

Carta de crédito

Ao ser contemplado, você não receberá o valor em dinheiro, mas, sim, a carta de crédito. Trata-se de um documento que deverá ser “trocado” pelo bem que você deseja. Ela deve ser usada para comprar o bem da natureza já especificada ou, caso sobre algum montante do valor, você poderá usá-lo para quitar as prestações restantes.

Para que você receba a carta de crédito é essencial que esteja com os pagamentos em dia e que não esteja inadimplente, pois é necessário ser aprovado por uma análise de crédito.

 

As taxas do consórcio

O consórcio não tem taxas de juros. Nas parcelas mensais são cobradas apenas a Taxa da Administração – destinada a manter a organização do grupo, e as taxas referentes aos seguros, que oferecem maior proteção a todos os participantes em caso de desistência ou inadimplência.

Entre em contato e solicite já o seu orçamento!

Passo a passo

Para exercer suas atividades, a administradora de consórcio deverá ser autorizada pelo Banco Central do Brasil que a fiscaliza com regularidade.

Nós somos autorizado e fiscalizado pelo Banco Central do Brasil.

O Consórcio Govesa atua em todo o Brasil de maneira ágil e transparente com a missão de superar expectativas e realizar os sonhos de seus clientes.