Quem pode participar de um consórcio?

Por 25 de julho de 2018Consórcio

Quem pode Participar do Consórcio?

O consórcio de imóveis, carros, motos e pesados tem sido a solução para milhares de brasileiros que desejam adquirir um bem material de alto valor, mesmo sem dispor de dinheiro no momento para dar uma entrada. Nos últimos anos, mesmo com a economia instável no Brasil, houve uma grande procura por essa alternativa.

Mas quais são os requisitos para você participar de um consórcio?

É necessário entender que o consórcio é a união de várias pessoas com um interesse em comum: a aquisição de um bem ou serviço. Com a formação do grupo e o pagamento das parcelas, é formada uma poupança para que todos os participantes auto-financiem os seus investimentos.

Com isso, as regras para participar de um grupo de consórcio são uma forma de garantir segurança a todos os consorciados, comprovando a responsabilidade e a capacidade de cumprir com as obrigações.

Idade

Para entrar em um consórcio é necessário ser maior de 18 anos, uma vez que apenas pessoas maiores de idade podem firmar um contrato. A partir desta idade mínima, qualquer pessoa pode participar. Inclusive quem esteja na terceira idade e deseja ampliar seu patrimônio ou adquirir da casa própria, sem a necessidade de pagar os altos juros dos financiamentos.

Nome sujo

Se você está com o nome sujo, você ainda assim poderá participar de um consórcio. Existem muitas administradoras em que a pesquisa sobre inadimplência é feita apenas no momento de oferecer a carta de crédito. Ou seja, é possível entrar em um grupo, no entanto, para ser contemplado com o prêmio, é necessário que essa dívida já esteja paga.

Procure as melhores condições

Se você já cumpre com os primeiros requisitos, é importante agora procurar pelo melhor consórcio de acordo com a sua necessidade. Busque pela administradora que seja autorizada pelo Banco Central do Brasil, ou seja, que esteja funcionando de forma regular. Além disso, você também pode buscar nos órgãos de defesa do consumidor informações sobre a reputação da empresa.

Cada administradora oferece condições diferentes para os diferentes consórcios, por isso é importante pesquisar por aquela que tenha as parcelas que caibam no seu bolso!

É essencial que as parcelas não comprometam sua saúde financeira, pois o não pagamento delas implicará na impossibilidade de retirar a carta de crédito, mesmo que você seja sorteado antecipadamente.

Escolhendo grupo em fase inicial

Entre as possibilidades de adesão está entrar em um grupo novo, que está em formação, ou entrar em uma fase em que o grupo já existe. Para quem entra em grupos que já estejam ativos, fica mais fácil oferecer lances e garantir a carta de crédito antecipadamente, porque os lances costumam ser menores à medida em que as assembleias vão acontecendo.

Quer saber mais sobre consórcios? Veja nossas outras publicações no nosso blog e entre em contato com os nossos especialistas para tirar todas as suas dúvidas e solicitar um orçamento!

Deixe uma resposta