O consórcio para as lojas de veículos: uma chance para vender mais

Por 16 de julho de 2018Consórcio de Carros

Consórcio para as Lojas de Veículos

Um produto feito para os brasileiros, o consórcio surgiu na década de 60 para suprir o problema da falta de crédito. Ele foi essencial para aquecer as vendas do mercado automobilístico, permitindo que vários brasileiros realizassem o sonho de comprar o primeiro automóvel.

Desde então, o consórcio se estabeleceu como uma alternativa atraente até mesmo em períodos de crise econômica, ajudando concessionárias de automóveis a manter seus estoques girando.

Segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC), os consórcios quadruplicaram a participação no comércio de carros novos e seminovos na última década. Em 2017, os consórcios corresponderam a 28,4% das vendas de automóveis, enquanto em 2016 essa participação bateu recorde, chegando a 30,5%.

Consórcios de automóveis movimentam economia

No ano passado R$ 32,5 bilhões foram disponibilizados em cartas de créditos pelos consórcios de automóveis, garantindo que o setor se mantivesse aquecido. Para que as lojas de veículos aproveitem melhor esse cenário, é importante que os vendedores mudem a sua forma de atuar.

Neste caso, é importante que o vendedor perceba que a venda para quem busca um consórcio nem sempre será rápida, incluindo mais etapas ao processo. No entanto, isso não quer dizer que vale menos a pena investir em clientes que irão adquirir veículos pelo consórcio.

Para fidelizar esse cliente, investir num bom atendimento é essencial, ficando sempre à disposição para esclarecer dúvidas e mostrar novas possibilidades. Transparência também é muito importante: muitos vendedores querem fechar a venda, mas omitem detalhes importantes do contrato. Isso pode fazer com que o cliente não se sinta confiante para continuar com a negociação.

Diferenciais do consórcio

Para garantir o aumento nas vendas de consórcios é necessário apresentar os principais diferenciais desta modalidade. Entre as vantagens de optar por um consórcio está a economia – uma vez que você não precisará pagar altos juros bancários, além de várias oportunidades para contemplação com a carta de crédito antes do final do consórcio.

O consórcio é uma compra programada e isso deve ser sempre ressaltado ao cliente. Afinal, quem escolhe essa modalidade de compra, precisa entender que pode levar um tempo até conseguir conquistar o seu objetivo – principalmente para quem não tem planos de oferecer um lance durante os sorteios.

Além disso, quem entra em um grupo de consórcio escolhe poupar em conjunto, garantindo que o valor do bem esteja sempre corrigido e, no momento de aquisição da carta de crédito, você consiga comprá-lo com o valor integral, gerando ainda mais praticidade e economia para o seu bolso.

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